Pular para o conteúdo

Ser blogueiro – Blogagem coletiva

março 27, 2011

O salto - Imagem do filme dinamarquês Reconstrução de um amor

Por iniciativa do blog Trend Coffee estou participando do dia da blogagem coletiva. A proposta do projeto é que quem tiver um blog, e estiver disposto a participar, fale durante todo o dia de hoje (27 de março) sobre a sua própria perspectiva do que é ser um blogueiro.

Decidi participar dessa ação, pelo fato de poder produzir coletivamente, por essa ideia ingênua e poderosa de que “a união faz a força”. Sozinhos produzimos conteúdo de forma alternativa, muitos sem a proteção financeira e do marketing de veículos maiores. A maioria das pessoas que começa a escrever em blogs está vulnerável as críticas maliciosas, a manipulação das assessorias e ao engano da vaidade pessoal. E a vaidade pode ser o pior deles.

Os blogs foram festejados no Brasil quando era poucos, exclusivos, dirigidos por um pequeno grupo. Quando se popularizaram viram uma praga, para os inteletuais, os otorgados como os únicos capazes de escrever e falar sobre qualquer coisa. Não estamos preparados para o respeito e aceitação da grande diversidade de opiniões que possam vir de qualquer pessoa, de qualquer classe, sejam elas equivocadas ou não. Um paradoxo, já que sempre em nossos discursos politicamente corretos, a DEMOCRACIA é o nosso ideal.

É uma farsa o uso da democracia,sempre foi um conceito difícil desde sua invenção.Me parece que a liberdade sempre esteve excluída dele, sempre existe um grupo pra ser chamado de “minoria” diante da grande vontade da “maioria”. E isso está presente em todos os meios sociais (seja na política, na cultura, na moda, no jornalismo). Como pode existir liberdade de expressão se só alguns podem dizer: esse blog é bom, ou esse blogueiro é talentoso? Geralmente é o amigo, ou o amigo do amigo, ou apoiado por empresas e marcas.

Quem disse algo profundamente verdadeiro sobre a democratização foi o artista Jum Nakao, desde que assisti sua palestra em Salvador é como se aos poucos suas mensagens fossem tomando vida em minha mente e revelando o seu real significado.Em suas palavras: “PODE EXISTIR ALGUM TIPO DE DEMOCRATIZAÇÃO, MAS NÃO LIBERDADE, PORQUE ELA SÓ EXISTE QUANDO HÁ EDUCAÇÃO.” E definitivamente não temos tido uma boa educação, nem estamos preparados para a liberdade e o respeito a diversidade.

Só posso falar da minha experiência a respeito de ser blogueiro. E essa nomenclatura quase me enloqueceu. Ser blogueiro não torna ninguém especial, é como dar uma salto no escuro, se expor para tantos olhos, mesmo que poucos, porém capazes de julgar. Escrever o meu blog desde o início representa uma jornada pessoal. Tinha apenas o desejo pela comunicação, por me expressar e usei um meio que estava ao meu alcance. Mentiria se não dissesse que o reconhecimento e convites profissionais não fazia parte do meu objetivo também. O fundamental é estabelecer relações e formar opinião.

Sou uma pessoa comum e como tantas outras com contradições,talentos,limitações,influências e capacidades. Esses elementos me particularizam e transparecem no espaço que construí.Todos temos algo pra dizer e nos expressamos da melhor forma que podemos. Acredito que entre os milhares de blogueiros, que dedicam o seu tempo a escrever por infinitas razões o que nos uni pode ser o único desejo por respeito.

4 Comentários leave one →
  1. Wladimir Machado permalink
    março 27, 2011 3:12 pm

    apagou a postagem no Ideias com acento por quê? seu texto está ótimo e vale a pena tentarmos debater o tema com o grupo! Eu não tenho blog, mas postei como colaborador do trend coffee… volte atrás! eu coloco o meu na sequência e está iniciado o processo, que acha?! abraço!

    • março 27, 2011 6:04 pm

      Wladimir,

      Eu não apaguei o texto no ideias com acento.Ele está la ainda, pelo menos acabei de ver.Abraço

  2. março 27, 2011 10:22 pm

    Disse muito bem! Temos que evoluir muito, mas já incomodamos bastante… educados ou não, temos que ter a coragem de dizer o que queremos, mesmo que não agrade a todo mundo!

    Parabéns, pelo post e por participar!

  3. Wladimir Machado permalink
    março 29, 2011 7:43 am

    ah, tá! engraçado q o facebook estava me dizendo q a postagem tinha sido removida! vai entender….. =s

Deixe um comentário