Skip to content

Cada um na sua: Oxford x Brogue

março 31, 2011

Dois modelos clássicos de sapatos, com uma longa história desde a sua invenção, se tornaram o objeto de desejo fashion do momento. Originalmente criados para os homens usarem, as mulheres agora aproveitam ao máximo deles. Mesmo com toda essa popularidade eles têm causado confusão, geralmente chamados pelo mesmo nome, mas existem diferenças (confesso que antes de pesquisar também cometia esse erro).

Estou falando do sapato oxford e do brogue, ambos herdados da sapataria tradicional inglesa. Informação boa nunca é demais e se vamos falar de algo não fazemos nenhum mal em saber mais a respeito.

Sapato Oxford

Criado na Inglaterra por volta do século XVIII, ganhou popularidade por causa dos alunos da prestigiosa faculdade de Oxford que o usavam. Ele tem um recorte bem limpo, os detalhes que o marcam são a ponteira dele, acentuada geralmente por um tira fina de couro ou uma costura, assim como a demarcação da região da amarração do cadarço.

Modelos de sapatos oxford

Por esse design clean e atemporal se tornou um sapato ideal para se usar com ternos. Isso também facilitou sua customização com aplicação de cores, tecidos estampados, migração para o vestuário feminino e todas essas variações que vemos hoje.

Sapato brogue

O nome dificulta sua pronúncia em português, talvez  seja por isso mais fácil chamá-lo de oxford. Alguns artigos que li, afirmam que ele é uma variação do oxford e que também teve sua origem a partir de sapatos artesanais, muito populares entre trabalhadores rurais na Escócia e Irlanda. Vem desses países que o termo brogue, derivado do antigo dialeto gaélico, que desde o século XVI significa “cobrir as pernas”, no século XIX era utilizado para designar os calçados usados para atividades ao ar livre ou nas fazendas.

Foi nos EUA que ele ganhou grande fama no início do século XX, sendo considerado um sapato ideal para compor os looks casuais refinados e de festa. Nesse período também começaram a ser feitos em diferentes cores, como os famosos bicolor (preto e branco, ou creme e branco). Se tornou também uma marca registrada do estilo masculino nos anos 20.

Faz sentido pensa no brogue como derivação do oxford, o design é parecido, só que com o acréscimo de um recorte do couro em M invertido demarcando a ponteira, arabescos na ponta e em volta de todas as costuras do couro existe um trabalho decorativo, picotado,com pequenos círculos.Esses detalhes elaborados, evocando o trabalho manual, são o grande diferencial do brogue e o faz tão único.

 

Modelos de sapatos brogue

A relação entre os dois sapatos é tão grande que existem modelos que aproveitam as características de ambos e em muitas publicações em inglês são chamados de oxford brogue.A poderosa grife Prada lançou a sua própria versão de um sapato brogue  para o verão 2011,com um solado muito alto, quase uma plataforma e com muitas cores. Se tornou um grande sucesso, atualmente tem lista de espera para poder comprá-lo.

 

A versão bem particular da Prada para o clássico brogue

Agora é só aproveita o que os dois sapatos têm de melhor e ainda por cima se passar por especialista ao saber as diferenças entre eles.

3 Comentários leave one →
  1. março 31, 2011 2:53 pm

    Leo, adorei esse post com os devidos esclarecimentos sobre o oxford e o brogue. Confesso que amo os dois modelos. No momento estou curtindo o meu oxford de plástico preto da marca M:Zero, a linha masculina da Melissa. E estou com saudade do brogue que eu tive quando morei em São Paulo. Acho até que vou comprar outro neste inverno. Amei as versões da Prada, bem arrojadas. Miuccia é fogo!!!
    Bjs, RPires

    • março 31, 2011 3:40 pm

      Roberto que visita boa a sua aqui no blog.Eu agora estou curtindo muito o brogue, tenho dois. Os da Prada são incríveis mesmo.

      Grande abraço meu querido!

  2. maio 2, 2011 5:47 pm

    são incriveis!!vc com um texto extraordinário sempre!!!abraçOO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: