Skip to content

The sweet scape

janeiro 12, 2011

Vivemos uma época em que nossa voracidade por consumir referências estéticas está perdida entre uma nostalgia por um passado afetivo, delicado, onde os detalhes eram essencias e uma vontade de saber como será o futuro,em seus grafismos, tecidos tecnológicos, sem percebermos que até a visão do que virá se baseou em algo pensando anteriormente.Em tempos das semanas de moda veremos isso refletido nas passarelas de diversas formas. No retorno de peças do passado ou nas tentativas de antecipar o que será o nosso modo de vestir em novos tempos futuros e imprecisos. Puro escapismo.

Faço a minha própria escapada, para o século XIX. Coloco-me dentro de uma perspectiva história, sabendo que somos influenciados por movimentos culturais e sociais cíclicos, desta forma os desejos de consumo (tão urgentes nos atualizados balanços das tendências da estação) não são tão urgentes, também nem tão originais e novos. Cazuza já alertava: “Eu vejo um museu de grandes novidades”.

Quando tentamos reproduzir (sem o conhecimento do que aquilo é ou foi) seguindo o que imaginamos ser um dado período, uma estética,uma imagem antiga ou futura, tudo vem com um gosto azedo de farsa, mas nos divertimos, embreagados pelo amargor de uma bebida alucinógena. Afinal ela torna nossa existência, por breves instantes, leve para que continuemos a inventar.

E confesso, meu doce refúgio (no meu imaginário do século XIX, decadentista) não é tão confiável ou seguro, afinal ele é regido pelo desejo,que nunca encontra um porto definitivo. Por enquanto está agradável!

(não encontrei os créditos desse editorial, se alguém souber, por favor deixa um comentário)

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: