Skip to content

VESTIR A INSPIRAÇÃO:HOCKNEY PARA IR A PRAIA

dezembro 2, 2010

Desde que escrevi o post Vestir a Inspiração:Orquídea, tenho tido mais idéias de looks motivados por obras de artes, imagens,trechos de livros e sensações. Por isso, decidi expandir essa idéia em mais textos.

Quando o dia está muito bonito, o céu sem nuvens e sol forte, imediatamente penso nas pinturas do britânico David Hockney, principalmente na forma como retratou o céu da Califórnia,intensamente azul, como em “A  bigger splash” de 1967.

Como estou envolto pelo desejo por um longo mergulho em uma água gelada e por esse céu azul, pensei: como Hockney poderia me ajudar a compor um look para ir a praia? Queria algo simples, limpo,fácil de usar, mas com muita cor, como a sua obra “Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)” de 1971.

Camisa azul piscina, por motivos óbvios, os tons de azul dominam a tela;

Bermuda em degrade laranja, vindo direto do ponto de cor mais quente do quadro: o blazer do homem em pé;

Chinelo areia, gosto da estampa de coqueiro,evoca o verde das montanhas ao fundo.

3 Comentários leave one →
  1. SAMUEL MENDES VIEIRA permalink
    dezembro 6, 2010 8:36 pm

    Mais um agrande e sensível ideia!! Obras que inspiram o ato “ordinário” de vestri-se todos os dias!!! Essa ponte arte e moda é um binômio já velho, mas com uma capacidade de simbiose que sempre revela algo inédito!! Posso entrar na brincadeira?!! Bom, hoje na minha cidade também estava um calor claustrofóbico, como se o ar, que nos é essencial, fizesse o contrário. Um quadro: Édouard Manet. BOATING, 1874. óleo s/ tela, 97.2 x 130.2 cm. H. O. Havermeyer Collection, Bequest of Mrs. H.O. Havermeyer, 1929. Uma roupa: pode parecer clichê, mas listras e um boa calça de linho com um chapeú panamá sempre foram, para mim a imagem perfeita do verão e no quadro do francês que inspirou as luzes do impressionismo essas cores e texturas são um convite a um cálido passeio de bote em um lago ou no litoral!!! Adorei essa brincadeira!! Abraço!!!
    Sobre David Hockney, acho chato essa coisa de corrigir, mas é que ele é britânico e não norte-americano como muitos pensam, ele passou por NY e viveu muitos anos na Califórnia, e lá pintou o céu, as piscinas e os rapazes…

    • Leo Amaral permalink*
      dezembro 6, 2010 9:23 pm

      Obrigado pela correção Samuel,tinha visto em lugares diferentes sobre a origem dele e acabei me confundindo.

      Gostei dessa sua inspiração, usarei, com devidos créditos no próximo post.Gosta cada vez mais dos seu comentários aqui, são enriquecedores. E olha que coincidência, vc citou a obra de Manet e estava pensando em meu novo post Vestir a Inspiração usar o quadro de Gustave Caillebotte, Oarsman in a Top Hat (1877 – 78). Vou fazer ele junto com a sua inspiração. Grande abraço.

  2. SAMUEL MENDES VIEIRA permalink
    dezembro 8, 2010 12:29 pm

    Que bom que você gostou da ideia, e fico lisonjeado de ganhar um crédito num post aqui no blog!! Realmente é uma coincidência, não só pela imagem, mas por se tratarem de artistas em um cenário de transição e contemporâneos um do outro!! Muito legal essa ideia!! Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: