Skip to content

UMIT BENAN PROVA QUE O ESTILO NÃO PRECISA ENVELHECER

outubro 25, 2010

Entre tantos movimentos que vêem se manifestando na moda contemporânea – modelos plus size; menos manipulações das imagens;editoriais com modelos masculinos menos andróginos e jovens;democratização das informações e consumo de moda;sustentabilidade –  a tentativa de criar uma nova imagem de estilo aos se vestir para além da juventude é um dos mais interessantes.Independe de serem mudanças reais de conceito ou apenas apropriação de um discurso, eles podem gerar bons impactos.

Todos nós vamos envelhecer, isso é fato. Porém, isso não deve significar uma sentença de morte ao nosso gosto pela moda. O estilo não precisa envelher, mas sim amadurecer.

O estilista turco Umit Benan, de 30 anos, estudou moda em Milão, Londres e Nova York e possui uma grife com o seu nome. Em seus lookbooks sempre utiliza modelos “maduros”, com rugas, barba grande, cabelos despenteados gisalhos e de corpos normais. Geralmente amigos seus ou pessoas que lhe inspiram, inclusive a desenvolver a coleção. Reforça a imagens de pessoas cuja a vida permitiu experiências que os fizeram construir um estilo pessoal e que não o abandona, porque apenas envelheceu.

 

Coleção "Home sweet home" - Primavera/verão 2011

As suas quatro coleções demonstram um estilo despojado e elegante. Ele usa de forma bem humorada a alfaiataria clássica e constrói uma imagem de homem que se relaciona com a moda de forma divertida e até anárquica, pouco preocupado com regras, com o que é certo ou errado usar. A coleção “Retired rockers” é bem representativa do trabalho do Benan, pois brinca com a imagens dos roqueiros aposentados, que não querem deixar de lado o estilo de estrela do rock da juventude.

 

Coleção "Retired rockers" - Inverno - 2010/2011

Esses elementos com que ele trabalha felizmente não resultam em uma retratação patética de homens, que não aceitam o envelhecimento. Além disso, as peças não parecem destinada a apenas a consumidores de apenas uma idade determinada. É um processo de reducação dos nossos pré-conceitos e olhar, sobre o que acreditamos serem as imagens adequados de como devem se vestir as pessoas em diferentes fases da vida.

 

Coleção "Cuba" - Primavera/Verão 2010

Umit Benan sempre pousa com os seus “modelos”, nos lookbooks. Nessa seleção de fotos abaixo, ele aparece usando um gorro de tricô marrom.

 

Coleção "Day 77" - Inverno 2009/ 2010

One Comment leave one →
  1. Gustavo permalink
    outubro 26, 2010 10:30 am

    SO-ME!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: