Skip to content

VALE A PENA TER NO GUARDA-ROUPA:DESERT BOOT

setembro 9, 2010

Clarks Desert Boot

O desert boot é um sapato masculino clássico, que assim como o oxford, está sendo muito valorizado. A origem dele é curiosa.  Durante a Segunda-Guerra Mundial, quando o Décimo Oitavo Batalhão do Exercito Inglês estava alocado no Cairo, Egito, os oficiais nas horas de folga começaram a usar calçados feitos pelos sapateiros egípcios do Antigo Bazar da cidade. Eles eram confortáveis, artesanais e perfeitos para andar nas areias do deserto.

O inglês Nathan Clarks, herdeiro de uma família dona de uma grande fábrica de sapatos, se inspirou nele. Em 1949 patenteou o desert boot,  aplicando um design mais moderno, mas mantendo o modo simples de fazer original, dois cortes de camurça costurado a uma sola de borracha, o cano na altura da canela e amarrado com um tira de couro.

Cena do filme Ao mestre com carinho, de 67, um dos personagens usa um desert boot preto.

Os Clark desert boots foram muito populares entre os anos 60 e 70 na Inglaterra e nos EUA (entre os americanos começou a ser usado na década de 50) . Os mods ingleses os usava com ternos justos e os rockers com calças jeans Levi. E ficou muito associado com os jovens roqueiros e também da música folk.  Nas dácadas de 80 e 90 eles não eram assim tão populares.  Agora voltam com muita força, principalmente por causa da sua versatilidade de combinações com roupas,quanto por serem usáveis tanto no verão, quanto no inverno.

Desert boot em versão das Adidas

Eles estão presentes em coleções de diversas grifes nacionais e internacionais, até em versão estilizada como tênis. A diversidade de cores é enorme, assim como de materiais, têm em couro, camurça e imitando pelo de animais. Perfeito usá-los com camiseta,  jeans com a barra dobrada,ou até com calça de alfaiataria, camisa social e um blazer. O importante é experimentar.

4 Comentários leave one →
  1. Bernardo permalink
    janeiro 13, 2011 2:37 pm

    Com qual nome eu encontro no brasil?

  2. Fabian permalink
    janeiro 29, 2011 6:25 pm

    valeu pelo link! ja peguei o meu!;)
    gostei mais do marrom chocolate.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: