Skip to content

CONVERSA COOL: ALINE BOTELHO

agosto 20, 2010

Aline Botelho, jornalista, responsável pelo blog Duodeluxo e pela publicação da Edição de Luxo, conversou comigo para falar sobre a terceira edição do zine, dedicada a moda masculina. Ele tem colabarações de Sylvain Justum (no blog do jornalista você já pode ler o seu texto para o fanzine), Xico Sá, do também autor deste blog Cotelgramps (para nosso orgulho) e uma entrevista com Vitor Angelo.

Edição de Luxo é um novo espaço editorial sobre moda, democrático e dedicado a uma reflexão independente. Focado no texto, não só em imagens, o que é um alento para a nossa inteligência.  Em São Paulo é distribuído gratuitamente na loja Surface to Air e no Acervo Aberto para Isabela Capeto, onde será o coquetel de lançamento, neste sábado, dia 21 de agosto, das 16 as 20 horas. Assim que o link, para lê-lo virtualmente estiver disponível, divulgarei aqui.

1.O que te motivou a dedicar uma edição do zine a moda masculina? Você sente que esse tema merece receber  uma atenção maior da mídia especializada em moda?
Moda masculina sempre foi um tema de grande interesse para mim. Não há dúvidas de que a mídia especializada não dá a devida atenção ao tema, mas entendo que o motivo para isso seja a nossa pouca cultura de moda, principalmente por parte dos homens. Espero que a Edição de Luxo ajude a aumentar a discussão sobre o assunto.

2. Que abordagem você tentou dar ao tema central quando selecionou os colaboradores? Foi focada na realidade brasileira?
Nosso principal foco foram as questões de gênero, pois acreditamos que grande parte dos problemas da moda masculina ainda estão centrados nesse aspecto do masculino x feminino. Nós gostamos sempre de suscitar discussões mais amplas, que não fiquem estritamente no mundo da moda. Mas falamos também de outros aspectos, o Sylvain Justum, por exemplo, fez um panorama muito bom sobre a moda masculina no Brasil.

3.No processo de feitura do Edições de Luxo #3 o que ele te ajudou na sua percepção sobre a moda masculina contemporânea?
O processo inteiro de feitura do fanzine foi de grande aprendizado para mim, mas acredito que ainda sei muito pouco sobre o tema. Terminei a edição muito otimista quanto a moda masculina contemporânea, acredito que avançamos muito nos últimos tempos em relação a quebra de certos preconceitos e que, até mesmo no Brasil, o futuro é promissor.

4.Que discussões atuais sobre moda e o comportamento masculino valem a pena serem levantadas?

Acho interessante pensar porque a “moda masculina” não é chamada apenas de “Moda”. Por que será que ela ainda precisa ser algo à parte? Acho interessante também a discussão sobre os novos valores masculinos: o impasse entre o homem clássico, elegante, másculo x um homem mais sensível e ousado no modo de vestir. Reflito muito sobre um meio termo entre esses dois modelos.

4 Comentários leave one →
  1. agosto 20, 2010 10:29 am

    To muito ansioso para ler, amanhã eu passo lá para pegar meu exemplar e bater um papo com a galera que discute moda masculina com muita propriedade.

    Abraços!

    • COTELGRAMPS. permalink
      agosto 23, 2010 11:18 pm

      Aproveita e manda um pra mim que a Aline tá me dando truque.

  2. agosto 20, 2010 10:30 am

    Aliás, esqueci de mudar aqui… mas agora meu blog evoluiu, somos o Dândi Moderno! http://www.dandimoderno.com

    Abraços!!!

  3. COTELGRAMPS. permalink
    agosto 23, 2010 11:17 pm

    Tamo aí, Leozito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: