Skip to content

(O Post nº 100) Breves divagações: Tilda Swinton e a androginia

abril 15, 2010


Esse é um blog sobre moda masculina, mas Tilda Swinton transcende as classificações(sobre quem já escrevi aqui)! Desde sua interpretação de Orlando na década de 80, ela parece ter decidido personificar o ser aventureiro, impetuoso e mutante idealizado por Virginia Woolf.
Tilda usa a sua androgenia a favor de uma imagem de moda única, com atitude e extremo bom gosto. A construção de uma imagem ou identidade pode ser admirada em qualquer pessoa, independente do gênero.Aos 49 anos seu nome está associado a criadores ousados, Pringle of Scotland, Raf Simons, Lanvin, a revistas de moda como Anothe Magazine e agora a Drazed & Confused num belo editorial e vídeo (estimuladores desse post) .

Numa entrevista com Lula Rodrigues ele comentou que a androginia era necessária para a moda e esteve sempre presente em sua história, porque estimula a criação, a inovação. Sem dúvidas ela rompe com a nossa visão clichê do gênero, desperta um mistério sobre a sexualidade e transgride. Em o Banquete de Platão, os andróginos são apresentados num mito sobre o amor, ele eram completos, anteriores aos ao tipo de ser que somos agora, possuíam os dois sexos e Zeus os divide. Condenando-os a procura da sua outra metade original. Divago que essa busca se encerre quando encararmos que podemos ser múltiplos em nós mesmos.

A estética andrógina oferece uma escolha pelo diferente, pelo incomum.Quando uma pessoa, que é capaz de inspirar outros, incorpora essa estética envia uma mensagem de que é possível ser outro, diferente, irreal talvez, lúdico. Será que precisamos da realidade? Do material? Do sólido , discreto e fácil de ser aceito o tempo inteiro?
Existe escolha, existe muitas formas de se expressar. E se uma condenação é necessária a existência humana que seja a da escolha (Sarte já afirmava algo similar)!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: