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Fashion Rio: balanço da moda masculina

janeiro 13, 2010
O Fashion Rio acaba hoje, mas para a moda masculina acabou ontem. Foi uma certa decepção, somente quatro marcas desfilaram criações masculinas: Ausländer, TNG, Redley e R. Groove. Pouca novidade.
Apostaria em três fortes tendências para o inverno 2010 : o militarismo utilitário, as cores são o cinza, preto e branco e as peças em tricô, cardigãs, casacos, golas e cachecóis bem volumosos. São os elementos que as grifes tentaram vender, mas o mais importante é ter em mente seu estilo pessoal.
Vamos ao meu balanço:
Ausländer

A Grife abriu o Fashion Rio. Era uma marca de camisetas descoladas e modernas com venda pela internet que cresceu bastante. O seu criador Ricardo Bräutigan é uma figura fácil da noite carioca.
A coleção de inverno tem um clima rocker, inspirado na cena alternativa de Berlin. Extremamente urbana, o ponto forte fica nos tricôs rendados, nas golas volumosas que viram capuz, nas calças jeans com acid wash e nas de alfaiataria. Gostei muito também das leggings pretas por baixo dos shorts.
As camisetas que são o forte na marca, foram pura propaganda para a Blackberry (parceira da grife)e a escolha de Rodrigo Santoro para substituir o modelo Cole Mohr (esse sim com um ar rocker e alternativo) foi um equivoco total.

TNG


O desfile da TNG foi bem recebido de modo geral pelos críticos de moda. Acredito que porque o novo diretor criativo da marca, Mauricio Ianês (o artista que fez uma performance nu na Bienal de SP em 2008 e que têm uma parceria de longa data com Alexandre Herchcovitch) é mundo bem visto dentro do mundo fashion e tentou imprimir elementos novos na TNG. Anteriormente a diretora criativa da grife era a Regina Guerreiro.
O terma da coleção de inverno foi a cultura do tribo indígena dos inuítes (os esquimôs), as roupas dos lenhadores do Canadá e o militarismo.
A TNG inovou ao apresentar o shape das camisetas, calças e blazers oversize (super folgadas) e aplicações de couro. Novamente o tricô aparece como peça tendência. Bastante xadrez nas camisas e calças, clássicas estampas na vestimenta dos lenhadores.Ponto positivo por reforçar os blazers de dois botões, quem são bem mais elegantes (apesar do corte muito largo não ter me convencido tanto)
De forma geral foi uma boa surpresa, mas não chega a encher os olhos. Muito do que vimos na passarela com certeza será readaptado para as lojas. E uma nota regional: nunca vejo as peças mais bacanas da TNG nas lojas de Salvador, que parecem mais ponta de estoque da grife.

Redley
Nessa última coleção para a grife carioca, o estilista alemão Jurgen Oeltjensbuns (que em Nova York se concentra para comandar sua própria grife) continua a explorar o tema que ele ajudou a reforça a identidade da Redley. Os grafismos nas estampas, misturas de tecidos tecnológico com já tradicionais, peças utilitárias e urbanas. O conceito dessa coleção é que as roupas tenham múltiplas utilidades, podem ser usadas na cidade, no campo, na praia, em qualquer ambiente. As mochilas são muito bacanas, assim como os tênis de cano alto dourado.
R. Groove
A jovem grife de moda masculina pilotada por Henrique Gonçalves apresentou roupas modernas, completamente usáveis e também mais experimentais com neoprene super colorido (o tecido das roupas dos surfistas e mergulhadores, essas peças e as transparentes foram as mais equivocadas).
Os looks que mais se destacaram para mim, mostram um pouco do que foi apresentado. Modelagem ampla, porém não tão over, as cores dominantes era os tons de azul. Assim como na Redley o grafismo está com força total nas jaquetas e blazers. As calças são de diferentes modelagens, desde de amplas a mais justas nas pernas. A segunda foto da esquerda pra direita mostra uma calça jeans azul com detaque muito legal no joelho, são zipers formando uma joelheira fashion.
Escolhi fotos as peças que mais me agradaram, se quiser ver todos os desfiles nesse e ter sua própria opinião, acesse o link (Uol Moda) de onde foram retiradas as imagens que ilustram meu post.

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